sexta-feira, 4 de novembro de 2011

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E SERVIÇOS SOCIAIS DO BRASIL


















RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II


















SÃO MIGUEL DO GUAMA-PA
2010
MARIA IRACY TRINDADE DA CRUZ















RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II








Trabalho apresentado a disciplina Estágio Supervisionado II em Língua Portuguesa como requisito de avaliação, orientado pela professora Socorro Pinheiro.











São Miguél do Guamá- Pa
2010
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E SERVIÇO SOCIAL DO BRASIL















RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II









Avaliado por:_____________________
Data:_____________________








São Miguél do Guamá- Pa
2010

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado II é parte integrante da formação acadêmica, é um subsidio onde relaciona-se o conhecimento obtido no decorrer do curso, com a prática escolar, além de proporcionar o aperfeiçoamento da práxis pedagógica para aqueles que já atuam como professores. Será utilizado como requisito de avaliação, tendo uma carga horária de 110 horas, distribuída em regência, projeto de intervenção e trabalhos de classes .
Este trabalho está dividido em três etapas, que destacam-se em: Regência, Projeto de Intervenção, Socialização do estágio e o III Intermunicipal em São Miguel, enfatizando as caracterizações das escolas, as caracterizações pedagógicas e administrativas, a atuação do estagiário em campo que se subdividem em nove seções que relatam o que foi vivenciado durante o período de 06 de fevereiro a 27 de março de 2010, na sala de aula com a professora Orientadora do Estágio, e nas Escolas campo de Estágio nos níveis 5ª à 8ª série e Educação de Jovens e Adultos (EJA), 3ª e 4ª etapa do ensino fundamental.
Contendo ainda os relatos da execução do projeto de intervenção : Música na escola: Um valor a ser descoberto, que tem como objetivo subsidiar o ensino e aprendizagem e facilitar a relação professor x aluno
O Estágio Supervisionado II é de suma importância para o crescimento do futuro educador e reflete-se, sobre as práxis pedagógicas em sala de aula . É nesse momento que descobre-se os anseios, os sonhos e possivelmente as futuras frustrações enquanto professores, porque trabalha-se com crianças e jovens que se desenvolverão de acordo com as potencialidades e compromisso de cada professor.
Hoje percebe-se uma grande dificuldade de como chamar a atenção dos alunos frente a um acelerado desenvolvimento social, com mais atrativo à criança e com mais competitividade ao mercado de trabalho deixando muitos professores em seu individualismo, é necessário educar com amor e preparar a criança para a vida, porque a sociedade necessita de uma escola que se comprometa com o desenvolvimento integral da criança e que o educador faça da sala de aula um espaço com afetividade, emoção e movimento, como diz Augusto Cury:

“A sala de aula não é um exercito de pessoas caladas, nem um teatro onde o professor é o único autor e os alunos espectadores passivos... a educação deve ser participativa.”
Assim, é necessário que o educador faça reflexões de suas práxis pedagógicas frente aos desafios encontrados no Estágio Supervisionado II.

CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA MUN. DE ENS. FUND. Pe LEANDRO PINHEIRO.

A Escola Mun. de Ens. Fund. Pe Leandro Pinheiro,localiza-se na travessa Fernando Cruz,bairro São Manuel em São Miguel do Guamá,estado do Pará, situa-se em um espaço arborizado e com boa ventilação o que possibilita melhor conforto e disponibilidade para estudar.
A escola é de médio porte e atua nos níveis de 5ª à 8ª série e EJA 3ª e 4ª etapa, para uma clientela de 1271, seu prédio de alvenaria com número de 13 salas contendo 32 turmas que estão assim distribuídas: no período da tem quatro turmas de 5ª série, três turmas de 6ª série, três turmas de 7ª série e três turmas de 8ª série; no período da tarde também tem treze turmas devidamente distribuídas igual ao período da manhã; no período da noite tem seis turmas: duas turmas de 3ª etapa e quatro turma de 4ª etapa. As dependências administrativas compõem-se de :sala de direção,secretaria, auditório,sala de professores,biblioteca, arquivo, cozinha, quadra de esporte, área livre, quanto aos recursos didáticos é composta de:computadores, aparelho de DVD, televisão retroprojetor, maquina datilográfica, maquina de Xerox e carteiras embora sejam insuficientes ao números de alunos.

CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENS. MÉDIO IRMÃ CARLA GUISSANI.

A Escola Estadual de Ens. Médio Irmã Carla Giussani, localiza-se na travessa João Paulo II, bairro São Miguel Arcanjo em São Miguel do Guamá no estado do Pará. É composta de 06 salas de aula e funcionam 06 turmas de 1º ano, quatro turmas de 2º ano e quatro turmas de 3º ano,distribuídas em três turnos:manhã tarde e noite,com um total de 510 alunos.
As dependência administrativas compõem-se de : sala de direção, sala dos professores, cozinha, depósito e uma sala de Xerox.
Quanto aos recursos didáticos é composta de livros didáticos, máquina de Xérox e carteiras suficientes ao número de alunos.

CARACTERIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUND. PADRE LEANDRO PINHEIRO.

A Escola Mun. De Ens. Fund. Padre Leandro Pinheiro é composta de por 66 funcionários, onde 35 são professores, 13 servente, 08 auxiliares, 01 secretário, 02 vigias, 01 porteiro, 02 coordenadores pedagógico e 04 pessoas de apoio.
Cada um de seus membros procura ou tenta desenvolver suas atividades da melhor forma possível.
Observou-se no Estágio de Observação I, que a relação inter pessoal se dar de forma razoável, pois existe uma grande dificuldade de relacionamentos entre grande parte dos membros que compõe a educação, principalmente entre a maioria dos professores e alunos, o que dificulta o trabalho integrado e, conseqüentemente poderá interferir no processo ensino aprendizagem.
Detectou-se que o corpo docente trabalha de forma independente dos alunos, não se preocupam em melhorar a aprendizagem, os alunos são meros expectadores do ensino, os conhecimentos são repassados sem nenhum objetivo, não há metodologias inovadoras, as aulas são expositivas e não há diálogos entre professor e aluno. Diante desse descaso pedagógico, o aluno ainda é culpado do fracasso e pela falta de estímulos que seriam motivados pelos professores.
A administração da escola também se dá de forma desarticulada com os demais membros da escola, pois o diretor procura resolver ou coloca determinada situações ao seu modo, sem antes serem discutidas coletivamente para saber se é bom para a escola e para o ensino aprendizagem.
As atividades segundo a pedagoga da escola são planejadas através de reuniões com o corpo técnico administrativo e docente ; e essas reuniões são marcadas de acordo com as necessidades da clientela escolar.
Percebe-se que apesar dos inúmeros problemas encontrados na escola consegue-se desenvolver as aulas de forma razoável, pois e ensino se torna fragmentado sem a participação concreta e direta dos professores . A falta de carteiras e a falta de compromisso do educador com a educação dos alunos é um dos maiores problemas. Há necessidades urgente de rever as práxis pedagógicas, e um novo olhar a clientela estudantil, para que se possa colocar o aluno no centro do processo ensino e aprendizagem.

CARACTERIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENS. MÉDIO IRMÃ CARLA GUISSANI.

A Escola Est. De Ens. Médio Irmã Carla Giussani é composta de 43 funcionários, onde 26 são professores,09 servente,03 técnicos, 01 secretária,01 diretor,01 auxiliar administrativo e 02 vigias.
Cada um dos membros que compõe a instituição desenvolve suas atividades com coerência. A relação entre professor e aluno e aos demais funcionários se dá de forma muito agradável. Há boa relação entre professor-aluno o que possibilita a qualidade de ensino.
O ambiente é muito agradável, amplo e bastante arejado, facilitando a motivação dos discentes e favorecendo aulas menos cansativas e mais produtivas.
É como se houvesse melodia nas aulas, os professores dominam o conteúdo e respeitam todos os alunos.
Precisa-se com certeza de mais dependências administrativas e pedagógicas, e recursos didáticos, mais o principal já existe: respeito e amor, pela tarefa árdua de educar e gosto em aprender.

ATUAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

O Estágio Supervisionado II iniciou-se 06 de fevereiro e encerrou em 27 de março, dividi-se em três etapas: regência, projeto de intervenção e culmina-se com a socialização e o III Intermunicipal que realiza-se-à em São Miguel e compreende os núcleos de São Domingos do Capim, Capanema e São Miguel do Guamá, será o momento de grandes relatos sobre as experiências vivenciadas durante todo o processo de estágio , a primeira etapa foi uma experiência gratificante pois oportunizou-se metodologias diferenciadas das habituais vivenciadas pelos alunos o que favoreceu motivação no ensino e aprendizagem. A segunda etapa do presente trabalho referi-se ao Projeto de Intervenção, uma proposta de inclusão da música no contexto escolar com o objetivo de proporcionar e melhorar a relação professor e aluno, embasada na lei 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008. A última etapa discorre sobre a socialização e exposição das experiências em campo.

SEÇÃO I - 5ª SÉRIE
Realizou-se na Escola Mun. de Ens, Fund. Licurgo Peixoto o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no dia 02/03 de 2010 das 14:00 às 18:15. Foi ministrado o tema : Linguagem e Comunicação e produções textual. A turma foi muito receptiva, a relação estagiário e alunos foi muito prazerosa, visto que os alunos estavam um mês sem aula e não conhecia o professor titular da turma. Assim houve a necessidade de substituir o educador que estava ausente por motivos de estudos. Porém isso só ocorreu com a autorização pedagógica da escola. Trabalhou-se com cópias de textos relacionando linguagem verbal e não verbal. No final percebeu-se que os alunos faziam perfeitamente as diferenças entre as duas linguagem.

SEÇÃO II - 6ª SÉRIE

Ocorreu-se ainda no dia 02/03 de 2010 na escola Licurgo Peixoto o estágio supervisionado de Língua Portuguesa no horário de 13 h 30 a 15 h 45 min. Ministrou-se o conteúdo Narração e Descrição através da cantiga e do conto: A chave de ouro de Grim, escritor Alemão. A aula foi bastante produtiva, houve interação entre acadêmico e aluno e bom rendimento do assunto estudado. O professor observador esteve ausente por motivo de estar concluindo a pós graduação. Assim a coordenadora pedagógica da instituição autorizou o estágio sem a presença do professor.

SEÇÃO III - 7ª SÉRIE

De acordo com os horário de aula de língua portuguesa e a disponibilidade da turma devido ao excesso de estagiários na escola não foi possível o estágio nesta turma, ficou apenas reservado para o estágio de inglês.

SEÇÃO IV - 8ª SÉRIE

O Estágio Supervisionado II de Língua portuguesa nesta série realizou-se na Escola Mun. De Ens, Fund. Pe. Leandro Pinheiro em salas diferenciadas. Primeiramente foi trabalhado o tema: Conotação e Denotação no dia 01/03 das 7 h 00 ás 9 h 15, utilizou-se de textos literários e conceitos de dicionários para a realização da referida aula. A continuação dessa aula realizou-se no dia 02/03 das 7h00 ás 9h 15 com a explanação do tema e produções textuais. As atividades e correções deu-se no dia dia 04 /03 das 13h 30 ás 15h 45 mn. Observou-se que os alunos ficaram muito a vontade, o relacionamento inter pessoal entre os estagiários e o professor observador foi muito amigável.
Ainda nessa escola no dia 04/03 das 16h 00 às 18h 15 mn ocorreu o estágio supervisionado em uma outra 8ª série, ministrou-se o tema: Figuras de Linguagem: metáfora, antítese, prosopopéia, eufemismo, ironia. Depois da explicação do conteúdo foi trabalhado com textos literários para verificação da linguagem conotativa. Os processos metodológicos utilizados foram produções de textos e a utilização de dicionário para averiguação de palavra denotativa.

SEÇÃO V - 3ª ETAPA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

O Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) 3ª etapa aconteceram-se entre os dias 01/03 à 04/03 de 2010. Trabalhou-se em uma classe produção textual com temas dirigido e livre seguida de atividades referentes a textos produzidos em sala, realizou-se também o estágio supervisionado II em outra turma e trabalhou-se com o tema: Poema, verso, prosa e rima, utilizando-se para isso o texto: Porquinho da Índia de Manoel Bandeira. Houve interesse pela aula, os alunos sentiram-se motivados e fizeram produções de poesias com rimas. Realizou-se a última aula na terceira etapa no dia 04/03 das 19h 00 às 21h 55, o tema trabalhado foi Sinal de Pontuação. Utilizou-se de produções de pequenas frases para a compreensão do assunto em estudo. Observou-se no entanto que o rendimento não atingiu os objetivos esperados. A clientela apresentou-se sem ânimo para estudar, aspectos cansativos e acredita-se que seja resultado da luta diária, pois a maioria dos alunos trabalham durante o dia. Apesar desse diagnóstico foram aulas muitos agradáveis, e houve bom relacionamento estagiários e alunos.

SEÇÃO VI - 4ª ETAPA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

O Estágio Supervisionado II na Educação de Jovens (EJA) 3ª etapa deu-se entre os dias 02/03 à 04/03. A equipe foi apresentada pelo professor da turma, explicou o motivo sobre o qual os estagiários estavam ali e em seguida iniciaram sua aula com o tema: Formação de Palavras: Derivação e Composição; justaposição e hibridismo. Houve bom relacionamento entre os estagiários e os alunos tiveram interesse pela aula. A avaliação aconteceu durante todo o processo e o rendimento foi alcançado.

SEÇÃO VII - 1º ANO - ENSINO MÉDIO

Realizou-se entre os dias 05/03 à 09/03 o Estágio Supervisionado II na Esc. Est. De Ens. Médio Irmã Carla Guissani. A escola é bastante arejada devidamente gradeada e bem organizada.
Durante esse período trabalhou-se, Figuras de linguagem, Descrição, Linguagem verbal e não verbal. As aulas foram muito importante, relacionar teoria e prática nessa modalidade de ensino, com certeza serão subsidiar e enriquecer a prática de ensino do futuro educador. A relação estagiários e alunos foi muito prazerosa e a aquisição dos conhecimentos supriu os objetivos alcançados.
A avaliação aconteceu durante toda a aula, através de exercício de fixação e questionamentos. Percebeu-se que os alunos se dão muito bem, se respeitam e existem solidariedade entre eles, o que faz do ambiente um lugar propicio a aprendizagem.

SEÇÃO VIII - 2º ANO - ENSINO MÉDIO

Os estagiários foram apresentados pela professora das turmas do 2º ano entre o período de 05/03 à 09/03 na Esc. Est. De Ens. Médio Irmã Carla Guissani. A sala é ventilada e tem um espaço favorável ao ensino e aprendizagem
Trabalhou-se com Gêneros textuais: Carta escrita, comentada e Funções de Linguagem, os recursos utilizados foram textos literários e publicitários para a socialização dos temas estudados. Trabalhar com esses discente é de fundamental importância para a formação de todo acadêmico.
As aulas foram muitas produtivas, pode-se dizer que foi excelente, visto que os alunos aprenderam e participaram das aulas. Observou-se isso através de atividades de fixação e de questionamentos durante todo o processo de ensino.

SEÇÃO IX - 3º ANO - ENSINO MÉDIO

Realizou-se no dia 05/03 e 09/03 na Esc. Est. De Ens. Médio Irmã Carla Guissani o Estágio Supervisionado na sala do 3º ano. Os estagiário ministraram o tema Gêneros e tipos textuais ; Narração, Dissertação e Descrição textuais. Os alunos participaram da aula, a relação estagiários e alunos foi muito boa contribuindo para o ensino e aprendizagem. Percebeu-se no decorrer da aula, através das atividades que a maioria dos alunos entenderam o assunto em estudo.

PARECER DO ESTAGIÁRIO

De acordo com a Lei que define as Diretrizes e Bases da educação no Brasil (Lei 93-94/96), de 20 de Dezembro de 1996, que refere-se ao estágio. No título VIII: das Disposições Gerais, en seu Artigo 82: Os Sistemas de Ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisprudência. Quebrando o formalismo da legislação e dos conceitos, afirmo o Estágio Supervisionado como imprescindível à formação docente e deve contemplar todos os tipos de saberes teóricos, anteriormente adquiridos no decorrer do curso de Letras para estabelecer uma base de sustentação para novos conhecimentos; os práticos nascidos da experiência pessoal e profissional prévia. Da articulação destes com os novos conhecimentos, acontecerá a construção de um novo saber, revendo e aprimorando a atuação profissional do professor e estruturando a identidade docente, tão necessária à nossa categoria profissional. Conclui Tardiff (2002, p 286), de acordo com o projeto de estágio que:

“Enquanto profissionais, os professores são considerados práticos refletidos ou reflexivos que produzem saberes específicos ao seu próprio trabalho e são capazes de deliberar sobre suas práticas, de objetivá-las e partilhá-las, de aperfeiçoá-las e de introduzir inovações susceptíveis de aumentar sua eficácia. A prática profissional não é vista, assim, como um simples campo de aplicação de teorias elaboradas fora dela, como por exemplo nos centros de pesquisa e nos laboratórios. Ela torna-se um espaço original e relativamente autônomo de aprendizagem e de formação para os futuros práticos, bem como um espaço de produção de saberes e de práticas inovadoras pelos professores experientes”.

O estágio Supervisionado faz parte do Núcleo de Formação Específica do Curso de Letras e é desenvolvido como elemento rico e inovador norteando a necessidade da flexibilidade em sala e a busca constante de recursos que possam viabilizar um ensino futuro de qualidade, certificando seu papel na construção da vida e da cidadania. Observa-se que o Estágio Supervisionado II é uma fase fundamental na formação acadêmica, é o momento em que o aluno relacionará toda a teoria com a prática escolar, e sem essa relação seria inviável a descoberta da realidade, da reflexão, da recriação e da transformação como relata FREIRE (1996, p. 14) ao afirmar que:

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino contínuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”.

Assim conceitua-se o estágio como uma ferramenta que propicia o aluno adquirir experiências em sala, vem enriquecer não só a formação profissional pretendida pelo aluno, como também contribui para a consciência política e social necessária a compreensão e inclusão no mundo do trabalho, promovendo a oxigenação e abrindo perspectiva de novos empreendimentos educacionais.
PROJETO DE INTERVENÇÃO

TEMA: MÚSICA NA ESCOLA: “Um valor a ser descoberto”.

De acordo com a lei 11.769 que determina a obrigatoriedade do ensino da música em todas as escolas do país e em consequências as observações feitas no Estágio Supervisionado I em relação ao descasso no ensino e aprendizagem pela maioria dos professores , houve a necessidade de pensar em um tema que fosse voltado para essa problemática, com o objetivo de facilitar a relação professor x aluno, desenvolver o raciocínio, despertar a curiosidade e o emocional do professor e do aluno, contribuindo para uma formação cultural e social.
A música na construção do saber é regida pela espontaneidade, pertencente a dimensão do sonho, da sensibilidade que privilegia a criatividade, a imaginação e acima de tudo abre caminhos. Ela pode contribuir concretamente para a melhoria da aprendizagem, colaborando e melhorando o relacionamento dos alunos em sala de aula.
A música é uma arte que vem sendo esquecida, mas que deve ser retomada nas escolas, pois ela propicia ao aluno um aprendizado global e emotivo com o mundo. Na sala de aula ela poderá auxiliar de forma significativa na aprendizagem fortalecendo o laço de amizade entre professores e alunos.
O Projeto de intervenção tem a carga horária de 10h 00, distribuída em: cinco para a elaboração e cinco para a execução, somando essa porcentagem para a carga horária de Língua Portuguesa do Estágio Supervisionado. Ressalta-se também que esse projeto foi elaborado de forma interdisciplinar que atendesse as duas disciplina; Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

ENCONTROS PEDAGÓGICOS

Durante o período de Estágio Supervisionado, que iniciou-se dia 06 de março e culminou com a socialização e o intermunicipal, realizou-se os encontros pedagógicos mediante as necessidades do acadêmico, com a intenção de ocasionar orientações gerais do estágio; esclarecimento sobre o perfil escolar, preenchimentos de fichas de estágio e como elaborar o projeto de intervenção. O último encontro destinou-se a entrega de todo material do estágio devidamente preenchido e assinado, a exposição de projeto de intervenção e o encerramento da disciplina.
Os encontros pedagógicos foram de muita importância para a realização do estágio, pois sem eles seria inviável sua realização e principalmente suas descrições, foram a base teórica para todo o processo do estágio supervisionado.

CONCLUSÃO

O Estágio Supervisionado II é importantíssimo para relacionar toda teoria adquirida no decorrer do curso de letras com a prática escolar, e para detectar os pontos positivos e negativos do ensino e o futuro desafios do educador.
O estágio Supervisionado foi um grande contribuidor na formação do professor, caracterizando como objeto de estudo e reflexão. Ao estagiar, o futuro educador passa a ver a educação com outros olhos.
Depois dessa experiência analiza-se que não basta somente ter a teoria
é preciso relacionar o conhecimento com o dia-a-dia de forma investigativa e reflexiva.




BIBLIOGRAFIA

- CURY, Augusto - Pais Brilhantes Professores Fascinantes. 2000
- Roteiro para Elaboração do Relatório.
- PAULO, Freire (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 165 p.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional,. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.















APENDICE









PLANO DE AULA
Instituição: Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil
1 - Dados de Identificação
Disciplina: Língua Inglesa
Ano: 2010 Série: 2º ano Data:03/03/10
Acadêmica: Maria Iracy Trindade da Cruz
2 - Capacidade Referencial (objetivos específicos):
- Perceber que os verbos são conjugados em três tempos verbais
- Trabalhar a oralidade dos verbos.
- Conjugar os verbos e perceber as diferências verbais.
3 - Objetivos Operacionais (objetivos gerais ):
- Distinguir a oralidade da escrita dos verbos.
4 - Conteúdo Conceituais: Simple past to be; was, were
5 - Conhecimento Prévio:
- Verificar o conhecimento que o aluno já posui em relação os verbos e sua
conjugação.
6 - Procedimentos de Ensino:
- Trabalhos em grupo
- Atividades de revisão
7 - Recursos: - livros, piloto para quadro magnético, apostila,etc
8 - Avaliação: Oralidade e atividades de revisão.
9 - Tempo Previsto: 1h 15 mn.
10 - Referência: Livro de Olho do trabalho; Ernandes Terra e josé Nicola;
volume único Ensino Médio.

PLANO DE AULA
Instituição: Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil
1 - Dados de Identificação
Disciplina:Lingua Portuguesa
Ano: 2010 Série: 3° ano Data: 05/03/10
Acadêmica: Maria Iracy Trindade da Cruz
2 - Capacidade Referêncial (objetivos específicos):
- Diferênciar os Gêneros Textuais.
- Classificar os tipos textuais e conceituá-los.
- Reconhecer a importância de se trabalhar com todos os tipos de gêneros.
3- Objetivos Operacionais (objetivos gerais ):
- Propiciar o conhecimentos dos gêneros e saber aplicar no dia-a-dia.
4 - Conteúdos Conceituais: Gêneros textuais; Narração,descrição e Dissertação
5 - Conhecimento Prévio:
- Analizar juntos com os alunos seu conhecimento
acerca de narração, descrição e dissertação.
6 - Procedimentos de Ensino:
- Produções de descrições e linguagem não verbal comentada.
7 - Recursos: Livros, imagens, papél,etc
8 - Avaliação: proporção de atividade no livro.
9 - Tempo Previsto: 1h 15mn.
10 - Referência: TERRA,Fernandes
DE NICOLA, José: Volume único. Ensino Médio, Editora Scipicione.Livro De olho no mundo do Trabalho, ano 2008.


PLANO DE AULA
Instituição: Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil
1 - Dados de Identificação
Disciplina:Lingua Portuguesa
Ano: 2010Série: 8ª série Data : 02/03/10
Acadêmica: Maria Iracy Trindade da Cruz
2 - Capacidade Referêncial (objetivos específicos):
-Mostrar como se dar a formação de palavras por Derivação, Justaposição,
Aglutinação e Hibridismo.
- Diferenciar palavras primitivas de derivadas.
- Classificar as formações de palavras.
3 - Objetivos Operacionais (objetivos gerais ):
- Formar e reconhecer a formação de palavras.
4 - Conteúdo Conceituais: Processos de Formação de Palavras.
5 - Conhecimento Prévio: verificar o conhecimento adiquirido.
6 - Procedimentos de Ensino:- aula expositiva e dialogada, e exposições de
material que seus nomes foram formados apartir de outro já existente.Ex: girassol.
7 - Recursos: Desenhos, livros, apostilas,etc.
8 - Avaliação: Contínua.
9 - Tempo Previsto: 1h15mn10-Referência: MARILDA PRATES, Reflexão e
ação: Lingua Portuguesa 8ª série-São Paulo ,Editora do Brasil, 2008
10 - Referência: CEREJA, Willian Roberto - Linguagem 8ª série- 4ª edição - São
Paulo


PLANO DE AULA
Instituição: Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil
1 - Dados de Identificação
Disciplina: Língua Portuguesa.
Ano:2010 Série:4ª etapa Data: 04/03/10
Acadêmica: Maria Iracy Trindade da Cruz
2 - Capacidade Referencial (objetivos específicos):
-Diferenciar prosa de poesia.
-Distinguir verso de estrofe e produzir poema e versos.
3 - Objetivos Operacionais (objetivos gerais ):
-Comparar versos e poesias e descrever poemas.
4 - Conteúdos Conceituais: Poema, Verso, estrofe e rima
5 - Conhecimento Prévio: Fazer investigação a cerca do conhecimento que o aluno
já tem referente ao estudo em curso.
6 - Procedimentos de Ensino: Leitura de poema e poesia, produções de poesia
com rimas, e dinâmica das característica físicas com rimas.
7 - Recursos: Livros, folha de papel sem pauta,etc.
8 - Avaliação: Durante todo o processo de ensino e aprendizagem.
9 - Tempo Previsto: 1h 15mn
10 - Referência: CEREJA, willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar
;Português e Linguagens 4ª edição reformulada, 2006.




PLANO DE AULA
Escola: Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil
1 - Dados de Identificação
Disciplina: Lingua Inglesa
Ano: 2010 Série: 7ª Data: 04/03/10
Acadêmica: Maria Iracy Trindade da Cruz
2 - Capacidade Referêncial (objetivos específicos):
-Trabalhar a oralidade e a escrita dos verbos.
-Distinguir os tempos verbais.
3 - Objetivos Operacionais (objetivos gerais )
- Analisar a pronuncia e a escrita dos verbos no past tense.
4 - Conteúdo Conceituais: Simple past tense.
5 - Conhecimento Prévio: investigação do conhecimento já adquirido.
6 - Procedimentos de Ensino: trabalhos em grupo para exercitar a oralidade e os
tempos verbais.
7 - Recursos: Livros e cartazes
8 - Avaliação: Durante a aula desenvolvida.
9 -Tempo Previsto: 1 h 15 min.
10 - Referência: : TERRA, Fernandes
DE NICOLA, José: Volume único. Ensino Médio, Editora Scipicione. Livro De olho no
mundo do Trabalho, ano 2008.

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